Então, tentarei aqui passar um pouco de minha história até a realização de um sonho. Ingressei na Universidade Federal do Ceará em 1985, desde os bancos das salas de aula na UFC, nos meados de 80/90, eu tinha um sonho, trabalhar com a Biblioteconomia e poder de alguma forma contribuir diretamente com a formação dos colegas devido à dificuldade que tínhamos de nos reciclar. Salvo em alguns momentos pela Associação de Bibliotecários ou até mesmo pelo Conselho Regional de Biblioteconomia de minha região, no caso o da 3ª Região, com jurisdição no Ceará e Piauí, que realizava alguns cursos de capacitações, foi até o caso de eu ter conseguido me especializar pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP no ano de 2006 através de uma parceria com o CRB-3, após formado, mesmo trabalhando em projetos temporários eu sempre pensava na questão do meu projeto da criação de uma empresa na nossa área com um laboratório que pudesse simular rotinas pertinentes aos nossos serviços, e nada mais era que uma biblioteca com condições de atender colegas no intuito de proporcionar essas vivências antes de se formar.
Então, só após 13 anos, no caso em 1998, de fato formalizei a empresa que batizei com o nome de ACESSO ASSESSORIA DOCUMENTAL, que tinha como objeto, vendas de produtos para Bibliotecas e serviços tanto na área de Arquivos como também em Bibliotecas, até então, parte do sonho estava sendo realizado por ainda não ter conseguido montar uma Biblioteca. Precisou de mais uma década para que as coisas começassem a dá sinais que estávamos próximos a realizar meu sonho pois aos poucos fui trazendo colegas para acesso no intuito de se reciclarem fazendo capacitações com pequena carga horária, cursos precatórios, português, Ged, etc.. e daí veio o que faltava, criar de fato um seguimento especializado no seguimento educação que com certeza, haveria de ser necessário termos uma biblioteca para dá suporte aos nossos alunos e de fato fazer um diferencial entre as escolas de cursos tradicionais para capacitações de profissionais. Foi aí que em 2015, se iniciou a ACESSO EDUCAÇÃO, que se especializou em cursos de pós-graduações na área de Arquivologia e Biblioteconomia e em paralelo a criação da biblioteca, comecei pedindo aos colegas de profissão que quisesse doar seus acervos pessoais em nossa área e eu argumentava que a pessoa iria fazer uma boa ação, pois ia contribuir com a classe pois tínhamos na cidade mais uma biblioteca com acervo especializado na área.
Então, com a criação da Biblioteca especializada e de certa forma, também um laboratório percebi que não podíamos nos restringir a nossa área, daí resolvi abrir para a comunidade, então surgiu a BIBLIOTECA COMUNITÁRIA CHICO PARAFUSO, porque desse nome, nada mais justo homenagear meu Pai, Francisco Qualtemar Ferreira, mais conhecido como Chico Parafuso. Também não homenagearia só por ser meu Pai e sim por ser um exemplo de ser Humano, de Pai e de Trabalhador, pois só com seu 5º ano de estudo, hoje seria o 1º do ensino médio, criou sua família com 6 filhos, e nos deixou amparado com casa próprio e além disso, gostava muito de ler, e sua leitura de cabeceira era a Revistas Seleções, lia de tudo pra falar de tudo e isso eu aprendi. Não chegava em um ambiente social e ficava calado, tinha sempre assunto e sabia de tudo um pouco. Más estamos aqui para falar da Biblioteca, então, foi oficialmente criada em 2018, criada com algumas doações e pequenas compras. Tem como objetivo principal, atender a comunidade e adjacência do Bairro da Parquelandia e também dá oportunidade de estudo e estágio curricular colegas da área ou não. Recentemente, recebemos 02(duas) alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará – UFC, uma da Faculdade Clareteano da cidade de Cosmópolis de São Paulo, esse sendo no sistema EAD e por último uma aluna de Administração da Faculdade Terra Nordeste – FATENE, isso é muito gratificante de saber que através da minha biblioteca eu possa contribuir para formação dessas colegas. Isso me emociona e me dá força para continuar. A biblioteca possui um acervo de cerca de 4mil volumes, cerca de 90% informatizada e com consulta, reserva e renovação online, onde contempla todas às áreas do conhecimento humano, ou seja da classe 000 até 900.
Temos acervo de Jornalismo, religião, Arquivologia, Biblioteconomia, Sociologia, Educação, Literatura Brasileira e Estrangeira, Romances, Poesia, Poemas, Biografias, Artes, História Geral, do Brasil, Direito, Acervo em Braile etc…..
Ela além de oferecer a comunidade esses livros, também oferece cursos de capacitações com intuito de contribuir para comunidade ou interessados em aprender trabalhar em Bibliotecas é o caso de cursos Auxiliar de Biblioteca, de Acessibilidade e também do Bibilivre fazemos oficinas de contações de histórias, sempre de forma gratuita ou com doação de mantimentos que doamos para instituições de caridade. Em termos de serviços, temos em ofertar espaço para estudos, uso de internet e também serviços de emissão de boletos, tínhamos planejado para esse ano, auxiliar no preenchimento do imposto de Renda, más desde o ano passado estamos funcionando de forma bem reduzida e sempre adotando os protocolos sanitários e por várias vezes, tivemos decretos nos obrigando a fechar. Todos esses cursos que ofertamos grátis, realizamos ou por dação de mantimentos ou por projetos culturais que por último agora, fomos contemplados com 02(dois) projetos aqui no Ceará, da Lei Audi Blanc que nos proporcionou realizar cursos, dá manutenção na Biblioteca e outras atividades. Também realizamos atividades em escolas próximas a Biblioteca, no intuito de mostramos a profissão, o incentivo a leitura e os serviços utilitários que prestamos a comunidade de forma gratuita. Devido esses últimos decretos e a situação da pandemia que assola nosso Pais, não diferentemente em nossa cidade, ficamos impossibilitados de realizarmos esses encontros nas escolas que só quando de fato sentimos segurança e formos liberados, voltaremos a realizar essas atividades, extra biblioteca.
Enfim, esta biblioteca eu tenho para poder proporcionar aos colegas a oportunidade de usá-las no intuito de seu crescimento e para sociedade, mostramos que uma biblioteca não é um espaço com estantes e livros e sim, um espaço vivo com possibilidades de contribuir com as pessoas tanto em suas formações, em suas vidas pessoais e profissionais e que requer um profissional qualificado com noção de gestão administrativa, pessoal e social.
Fernando Braga Ferreira
Bibliotecário Especialista
CRB-3/640
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3670538320839269
ID Lattes: 3670538320839269
Última atualização do currículo em 23/02/2021
Biblioteca Chico Parafuso – Todos os direitos reservados.